dc.description.tableofcontents | Perante a perda de dinamismo econômico na América Latina em 2015, tem especial destaque a intensificação do papel anticíclico demonstrado pelo CAF, com operações de rápido desembolso
e contingentes por USD 2,4 bilhões e um total de aprovações de mais de USD 12,2 bilhões durante o ano, o que ratifica que a instituição é uma das principais fontes de financiamento multilateral na região, especialmente em infraestruturas.
É necessário destacar também os avanços do CAF em matéria de geração e divulgação de conhecimento, área na qual tem alcançado um posicionamento cada vez mais relevante na América Latina. Desta forma, o CAF está contribuindo para o desenvolvimento de uma plataforma regional para debater pragmaticamente as políticas públicas para o desenvolvimento e a integração, potencializando ao mesmo tempo seu papel integral como banco de desenvolvimento ao prestar serviços de conhecimento que, cada vez mais, agregam valor a sua gestão financeira.
O aprofundamento de suas relações internacionais tem tornado o CAF um nexo entre a América Latina e o resto do mundo, mediante sua vinculação a uma extensa rede de universidades, centros de pensamento e instituições financeiras e de desenvolvimento no mundo.
A ratificação em 2015 das qualificações de risco do CAF pelas agências internacionais de crédito abonou seu sólido posicionamento financeiro e sua presença competitiva nos mercados internacionais de capital, permitindo-lhe ter acesso a esses mercados com emissões por um valor superior a USD 3 bilhões. Neste contexto, destaca-se muito especialmente o alto sentido de compromisso dos países sócios com a instituição, que se expressou na decisão, adotada em novembro de 2015, de aprovar um aumento geral de capital pago por um montante de USD 4,5 bilhões. | en_US |